📣 Portes grátis a partir de 49€ *🌾 -10% na primeira compra com o código SOFIA10 😊 Acumula pontos com as tuas encomendas e troca por descontos! 💰 Férias: Vamos estar encerrados de 31.07 a 31.08 **

Tudo o que precisas de saber sobre esponjas para a loiça ecológicas! 🧽

Escrito em 7 de Julho de 2025

Tudo o que precisas de saber sobre esponjas para a loiça ecológicas! 🧽

Quero usar uma esponja de cozinha ecológica, mas não sei qual escolher... 😕

Com tanta variedade de esponjas e escovas de cozinha ECO, é natural que seja difícil escolher. Neste artigo vou explicar quais são as diferenças entre as várias escovas e esponjas, como se usam, os preços e vantagens/desvantagens em relação às escovas convencionais. 

Porque é que devo trocar a minha esponja de plástico por uma alternativa mais ecológica?

As esponjas para a loiça convencionais são normalmente feitas de um tipo de plástico difícil de reciclar (o poliuretano). Além disso durante a sua utilização vão-se desfazendo e libertam plástico contribuindo para a acumulação de microplásticos na água. Cada esponja de plástico pode libertar milhares de partículas de microplásticos por utilização. 🧽

Que alternativas sem plástico existem para lavar a loiça?

1. Luffa

A luffa é uma planta trepadeira anual. A esponja é a parte interna fibrosa da fruta que pode ser usada quando seca, sendo completamente compostável. É uma solução natural e 100% vegetal, ideal para usar na cozinha para substituir a esponja da loiça, ou até no banho como esponja de esfoliação da pele ou como esponja para as limpezas da casa.

A luffa seca tem uma textura dura, mas quando é molhada em água fica completamente maleável e é muito fácil de utilizar.

A luffa pode ser encontrada no formato original, e em casa podem cortar as esponjas do tamanho que quiserem. É vendida assim como está na imagem, sem embalagem, e sem lixo desnecessário. 👌

luffa inteiraTambém já existem esponjas de luffa cortadas e cozidas num formato mais prático e pronto a usar:

Cuidados a ter com as esponjas de luffa: Antes da primeira utilização, mergulhar a luffa em água morna por aproximadamente 20 min, para torná-la macia. Espremer bem e pendurar para secar.

Onde descartar as esponjas de luffa: No final de vida as esponjas de luffa podem ser compostadas, ou colocadas no lixo comum uma vez que são completamente biodegradáveis.

2. Esponjas de celulose vegetal

A celulose vegetal é um material 100% natural e biodegradável, e estas esponjas têm uma textura semelhante à parte amarela das esponjas da loiça tradicionais (são ligeiramente mais suaves e maleáveis).

Estas esponjas não têm a tradicional parte verde mais áspera e portanto são ideais para lavar loiça delicada como copos e panelas antiaderentes uma vez que não riscam! 👌

Cuidados a ter: Devem ser guardadas num local seco e arejado, como uma saboneteira que não acumule água ou um cesto.

Durabilidade: A durabilidade destas esponjas depende da sua utilização e cuidados, mas pode variar entre as 3 a 6 semanas.

Onde descartar: podem ser compostadas ou colocadas no lixo comum

Esponjas de celulose vegetal x 3 un - La Corvette

3. Esponjas de celulose e casca de frutos secos

São muito parecidas às esponjas anteriores, com a diferença de que têm um lado mais áspero perfeito para lavar sujidade mais difícil. Esta parte áspera é feita com cascas de frutos secos (ex: caroço de alperce), o que faz com que estas esponjas sejam completamente biodegradáveis. A parte amarela da esponja é feita de celulose vegetal.

Cuidados a ter: Devem ser guardadas num local seco e arejado, como uma saboneteira que não acumule água ou um cesto.

Durabilidade: A durabilidade destas esponjas depende da sua utilização e cuidados, mas pode variar entre as 3 a 7 semanas. São ligeiramente mais duráveis que as anteriores.

Onde descartar: podem ser compostadas ou colocadas no lixo comum

Esponja Vegetal com Caroço de Alperce x 4 – La Corvette

4. Escova de madeira e fibras vegetais

Escova para lavar loiça com cerdas duras de fibras vegetais naturais (tampico) e com cabo e cabeça de madeira não tratada. Ideal para lavar pratos, frigideiras, panelas ou travessas. Para além de sustentável, é uma linda peça decorativa na cozinha!

Cuidados a ter: Após uso, colocar num local arejado para que a madeira seque.

Durabilidade: a duração depende do cuidado e utilização da escova. Pode durar de 6 a 12 semanas. A cabeça da escova pode ser substituída e o cabo reutilizado.

Onde descartar: Pode ser compostada ou colocada no lixo comum

Todas estas escovas são vendidas sem embalagem! 👌

Escova para Frigideiras - Croll & Denecke

Escova para Loiça de Madeira - Croll & Denecke

Recarga de Escova para Loiça de Madeira - Croll & Denecke

 

5. Escova de fibras de coco 🥥

A escova de fibra de coco é ideal para pratos, panelas ou frigideiras. Graças às suas fibras suaves não deixa qualquer risco nos utensílios durante a lavagem. Estas fibras são os resíduos das fibras do coco, e por isso, tanto a sua extração como o final de vida não produz impacto ambiental. É uma escova biodegradável e 100% vegetal. Além de ser perfeita para a loiça, também serve para lavar e esfregar vegetais como cenouras ou batatas doces! 🥕🍠

Cuidados a ter: Após cada lavagem deve ser pendurada para que a escova seque de uma forma mais rápida.

Durabilidade: esta escova é extremamente durável, pode durar até 12 meses!

Onde descartar: pode ser compostada ou colocada no lixo comum.

Esta escova é vendida sem embalagem! 👌

Escova de Fibra de Coco com Cabo - Croll & Denecke

6. Esponja 2 em 1 com algodão e serapilheira 

Os seus dois lados diferentes fazem com que precise de apenas de uma esponja para as lavagens. Enquanto que o lado mais rugoso ajuda a tirar a sujidade mais difícil, o lado mais suave lava de forma natural o que mais precisa. Pode ser lavada à mão ou na máquina de lavar. A esponja é feita de algodão orgânico GOTS (parte suave) e serapilheira (parte áspera). A serapilheira é um tecido natural feito de juta.

Cuidados a ter: Lavar semanalmente à mão ou na máquina a 30 graus e centrifugação a 800. Deixar secar ao sol. Depois de usar, pendurar num local arejado para secar.

Durabilidade: depende da utilização e cuidados, mas pode durar entre 4 a 6 semanas

Onde descartar: lixo comum

Esta esponja é vendida sem embalagem! 👌

Esponja para a loiça 2 em 1 (algodão e serapilheira) - Mind the Trash

Agora vou mostrar-vos algumas esponjas que não são 100% vegetais, têm uma parte de plástico (reciclado), mas são um ótimo meio termo para quem não gosta/não se adaptou às opções anteriores, ou mesmo para uma transição mais suave para as opções livres de plástico. 😉

7. Esponja de celulose vegetal e plástico reciclado (R-PET)

Estas esponjas vegetais para a loiça são ideais para superfícies resistentes. O seu lado abrasivo e absorvente limpa profundamente e é feito de plástico reciclado, enquanto o seu lado macio protege as superfícies, e é feito de celulose vegetal (100% biodegradável). Apesar de terem uma parte feita de plástico, estas esponjas continuam a ser muito melhores para o ambiente comparativamente às convencionais, uma vez que utilizam plástico reciclado e não utilizaram recursos fósseis novos na sua produção, mas sim reciclados. ♻️

São ligeiramente mais finas que as esponjas tradicionais (11 cm x 7 cm x 2 cm), o que para mim é uma vantagem porque facilita a lavagem de peças mais pequenas. 👍

Cuidados a ter: Depois de utilizar a esponja, espremer a água em excesso e deixar numa saboneteira ou cesto arejado. Pode ser lavada na máquina a 40ºC! 👚🩳

Outra grande vantagem destas esponjas é que podem ser compradas a granel, isto é, sem embalagem! ✅ Ora vejam o nosso expositor destas esponjas:

Esponja para a Loiça Fibras Naturais e Recicladas - La Corvette

Durabilidade: depende do uso e manutenção, pode variar entre 3 a 6 semanas

Onde descartar: separar as 2 partes e colocar a parte amarela no lixo comum/compostor e a parte verde no ecoponto amarelo

Esponja para a Loiça Fibras Naturais e Recicladas - La Corvette8. Esponja para a loiça com polpa de madeira, sisal e R-PET

Estas esponjas são uma alternativa às esponjas tradicionais produzidas com plástico e tratamento antibacteriano. A parte branca da esponja é a mais macia e é feita de polpa de madeira. O lado áspero é composto por 40% plástico PET reciclado e 60% fibra de sisal.

Onde descartar: Separar a parte branca e colocar no lixo indiferenciado ou compostor. Colocar a parte castanha no ecoponto amarelo ou lixo indiferenciado.

Durabilidade: depende da utilização e manutenção mas pode variar entre 3 a 6 semanas

Esponja de Cozinha Ecológica Compostável Croll & Denecke – 2 unidades

9. Esfregão de cobre para a loiça

Esponja reutilizável de cobre ideal para retirar os resíduos mais difíceis das panelas e tachos. O cobre não enferruja e é um metal macio, sendo perfeito para estas funções. Este esfregão não deve ser utilizado em materiais antiaderentes. 🚫 Pode ser utilizado em panelas, tachos, fornos, cerâmica e vidro.

Cuidados a ter: Pode ser lavada na máquina da roupa até 60ºC dentro se um saco de pano.

Onde descartar: A indústria do cobre é capaz de recuperar 100% do cobre reutilizado, criando muito pouco ou nenhum lixo residual. Em Portugal existem várias sucatas e empresas que aceitam cobre para ser reciclado. Também pode ser deixado nos ecocentros.

Durabilidade: depende da utilização e manutenção, mas pode durar vários meses

Esfregão de Cobre x 2 - Croll & Denecke

10. Esfregão Verde de Fibra Natural e Reciclada ♻️

Esfregão com abrasivos minerais em fibra natural de sisal e fibra reciclada (poliéster reciclado). ♻️

Apesar de terem uma parte feita de plástico, estas esponjas continuam a ser muito melhores para o ambiente comparativamente às convencionais, uma vez que utilizam plástico reciclado e não utilizaram recursos fósseis novos na sua produção, mas sim reciclados.

Estes esfregões não devem ser utilizados em superfícies delicadas. 🚫

Durabilidade: entre 3 a 6 semanas

Onde descartar: ecoponto amarelo

Esfregão Verde Fibra Natural e Reciclada x 4 - La Corvette

Quais as vantagens de utilizar esponjas e esfregões biodegradáveis?

Se chegaram até aqui já perceberam que as opções que apresentei são alternativas sem plástico às esponjas convencionais, e se têm plástico é em menor quantidade e é reciclado. Portanto estas alternativas de esponjas para a loiça são indicadas para quem tem a preocupação de reduzir o plástico na cozinha, e para quem se preocupa com a forma como estes acessórios são descartados. 🚮 Recordo que as esponjas da loiça convencionais são fabricadas num plástico de difícil reciclagem, e que durante a sua utilização vão libertando microplásticos para o ambiente. Se se preocupam com a ingestão de plástico, então faz sentido que se preocupem em não libertar mais plástico para o ambiente, certo? 🤷‍♀️

Se estas opções são mais caras que as esponjas da loiça de supermercado? Sim, são mais caras. Podem verificar os preços clicando nas imagens. Contudo, há que considerar a durabilidade (as escovas de madeira, ou de coco duram mesmo muito mais tempo do que as esponjas), e o impacto ambiental de cada opção (todas estas opções apresentadas são biodegradáveis ou compostáveis, e não utilizaram recursos fósseis novos no seu fabrico). 🛢️

Espero ter ajudado a esclarecer algumas questões sobre este tema. Se tiverem dúvidas, questões ou sugestões por favor deixem nos comentários, enviem-nos um email (geral@ograneldasofia.pt), mensagem por whatsapp (933875648), ou podem vir até à nossa loja no Lumiar (Avenida Rainha Dona Amélia 24D, 1600-648 Lumiar, Lisboa) que cá estarei para vos ajudar! 😉

Rita,

Mãe da Sofia 🌾