
Será que utilizar opções reutilizáveis para desmaquilhar compensa? Claro que nos referimos em termos económicos, porque ao escolher utilizar produtos reutilizáveis estamos a poupar o ambiente de mais lixo desnecessário.
Sempre me fez alguma confusão comprar algo cuja finalidade é ser deitada no lixo muito pouco tempo depois de ser usada. Falo por exemplo de guardanapos, papel higiénico, toalhitas, rolo de cozinha e discos desmaquilhantes! Se pensarmos bem, todos estes artigos são descartados (nem sequer podem ser reciclados) ao fim de alguns segundos de utilização. É aqui que podemos fazer uma grande diferença (para o ambiente e para a carteira) ao passar para produtos que podem ser reutilizados várias vezes!
Após uma rápida pesquisa na internet encontrei discos de algodão desmaquilhantes a menos de 1 cêntimo a unidade (1 pack de 200 discos por 1,29€). Vamos fazer contas a unidades e valores gastos por mês e ano:
- 3 discos por sessão de "desmaquilhagem", 7 dias por semana: gastam-se 21 discos por semana e 1095 discos num ano (são 5.4 embalagens de 200 discos, a 6.97€).
Existem inúmeras opções reutilizáveis, com durabilidades variáveis dependendo dos cuidados de manutenção:
Posso dar-vos feedback que tenho discos de algodão desmaquilhantes reutilizáveis da Mind the Trash há mais de 5 anos, e ainda os utilizo diariamente. Também tenho os da Grums (há menos tempo, cerca de 2 anos) e que continuam quase novos.
O investimento inicial é maior, mas a poupança dá-se após o primeiro ano de utilização. E a melhor parte é que nunca acabam! Quem é que nunca chegou à noite para se desmaquilhar, e acabou por ter de o fazer apenas com 1 disco, ou com papel higiénico? 😅
O impacto do algodão
A produção de discos de algodão desmaquilhantes descartáveis tem um impacto ambiental significativo. A produção de algodão é altamente intensiva em água. Para produzir 1 kg de algodão, podem ser necessários entre 7.000 e 29.000 litros de água, dependendo da região e das práticas agrícolas. (1) O cultivo convencional de algodão utiliza grandes quantidades de produtos químicos, que podem contaminar o solo e os lençóis freáticos, além de afetar a biodiversidade local. (1)
De acordo com a Deco Proteste, as opções reutilizáveis são as que têm menores impactos ambientais. (2) O mesmo estudo feito pela Deco conclui que "Os discos reutilizáveis têm de ser usados várias vezes para serem a opção mais sustentável. Por exemplo, se a frequência de utilização for superior a duas vezes por mês, e, mesmo que o consumidor tenha de os deitar fora e comprar novos ao final de um ano, os discos reutilizáveis são mais sustentáveis." (2)
Ao fim de um ano a utilização de discos reutilizáveis pode poupar (2):
- 1,76 quilos de dióxido de carbono equivalente (CO2 eq)
- 3,73 metros quadrados de terreno para o cultivo de algodão
- 468 litros de água na produção do algodão
Lavar os Discos Reutilizáveis à Mão ou à Máquina?
O estudo da Deco Proteste conclui que é melhor lavá-los à mão do que na máquina (2). No entanto esta comparação foi feita com base na lavagem dos discos reutilizáveis na máquina sozinhos. Assim, a melhor forma é lavá-los na máquina, juntamente com outra roupa. O volume que os discos ocupam na máquina é tão diminuto que facilmente se conseguem encaixar numa lavagem regular de roupa (devem ter sempre o cuidado de os colocar num saco de rede).
Como fazer Discos Desmaquilhantes Reutilizáveis?
E que tal utilizar toalhas, lençóis ou camisolas velhas para fazer os nossos próprios discos desmaquilhantes? É uma opção ainda mais económica e sustentável, uma vez que se aproveitam recursos que provalemente iam para o lixo.
Aqui têm alguns tutoriais:
DIY Discos Desmaquilhantes Reutilizáveis Redondos: https://www.youtube.com/watch?v=GyBkERkAzRM
DYI Discos Desmaquilhantes Reutilizáveis Quadrados (usa como materiais um robe velho): https://www.youtube.com/watch?v=FQaTu3phyeo
DYI Discos Desmaquilhantes Reutilizáveis Quadrados (uma como materiais uma colcha): https://www.youtube.com/watch?v=D7fEHTisv30
Fontes:
Rita 🌾
(mãe da Sofia)