O chá kukicha também conhecido por kokicha, bocha ou chá 3 anos é composto por não só por folhas mas também ramos e caules com pelo menos 3 anos da planta do chá (Camellia sinensis). É um dos chás mais apreciados no mundo por lhe serem atribuidos inúmeros benefícios como: ajudar a reduzir a pressão arterial, combater a fadiga, ajudar a regularizar o colesterol e fortalecer o sistema imunitário.
Com um sabor adocidado devido à presença de L-teanina, este chá tem também um baixo teor de cafeína (cerca de 10 vezes menos que o chá verde) o que o torna adequado para todas as idades (contudo não é recomendado a crianças ou mulheres grávidas). Este baixo teor em cafeína deve-se ao facto de os ramos e caules só serem colhidos ao fim de 3 anos, o que enriquece o conteúdo em minerais e nutrientes do chá e diminui o seu teor em cafeína.
É um chá muito utilizado pelos que mantém uma alimentação macrobiótica, e também um dos chás preferidos pelos japoneses para acompanhar sushi.
A história do chá kukicha
O chá kukicha era um chá para a população mais humilde, uma vez que era feito a partir dos ramos e caules descartados da planta do chá. Teve origem nas plantações de chá de Uji, perto de Kyoto. Depois de serem vendidas as folhas e brotos mais valiosos da planta do chá, os agricultores utilizavam os caules e ramos, cortados de forma uniforme, para fazer uma infusão com estes desperdícios o que deu origem a uma versão mais barata do chá verde. A pouco e pouco o seu aroma e propriedades foram ganhando notoriedade e acabou por se tornar um dos chás mais apreciados do mundo.
Como é feito o chá kukicha?
Como já foi mencionado acima, o chá kukicha é feito de caules e ramos da planta do chá. Estes são cortados de forma a apresentarem uma aparência mais uniforme. Os caules e ramos são cozidos a vapor de forma a interromper a oxidação natural e são depois secos. A kaga boucha é outro tipo de kukicha que é torrada obtendo-se um chá com sabor semelhante à hojicha e genmaicha.
Propriedades do chá kukicha
Os benefícios atribuídos ao chá kukicha devem-se ao seu elevado conteúdo em vitaminas e minerais. O chá kukicha tem o dobro da vitamina C que a laranja e até 6 vezes mais cálcio que o leite de vaca. Tal como os restantes chás verdes é rico em antioxidantes, flavonóides, catequinas e aminoácidos. As catequinas são conhecidas por contribuir para o rejuvenescimento da pele. A sua ação antioxidante retém os radicais livres evitando danos oxidativos aos tecidos.
- Rico em cálcio, flúor, zinco e magnésio
Onde encontrar o chá kukicha?
Este chá já está disponível em muitos locais, mas claro que o pode encontrar aqui no Granel da Sofia, na categoria de Chás e Infusões. O nosso chá kukicha é biológico e embalado em Portugal.
Gostaram deste artigo? Deixem a vossa opinião nos comentários e partilhem com familiares e amigos.
Rita
Mãe da Sofia