O trigo mole (Triticum aestivum) constitui cerca de 95% do trigo cultivado anualmente. Já o trigo duro (Triticum turgidum var. Durum) corresponde apenas a 5–6% da produção total de trigo. A farinha de trigo duro é utilizada predominantemente para produzir massas. (1) O trigo barbela é uma variedade ancestral de trigo mole, introduzida em Portugal no século VIII pelos árabes e que esteve quase a desaparecer mas que alguns agricultores estão a conseguir recuperar. (3)
O trigo barbela é uma relíquia do século passado que sobreviveu aos processos modernos de seleção, vingando nos solos pobres onde os trigos melhorados falham. (1)
Segundo os agricultores que produzem esta variedade de trigo, o trigo barbela produz uma palha de melhor qualidade para a alimentação animal, bem como não necessita de tratamentos ou adubos por ter uma raíz vertical, o que lhe permite ir buscar nutrientes em profundidade no solo. As suas canas altas retiram luz às ervas daninhas que não crescem tanto em seu redor. (2) (3)
O trigo barbela tem 40 vezes menos glúten que os trigos modernos, é rico em óleos naturais e selénio. De acordo com João Vieira, um dos agricultores de trigo barbela, será dos poucos a resistir às alterações climáticas. A moagem do trigo barbela em mó de pedra, preserva as suas propriedades. (4)
Podem encontrar farinha de trigo barbela moida em mó de pedra no Granel da Sofia, com certificação biológica: Trigo Barbela Bio T80 e Trigo Barbela Integral Bio T150.
Bibliografia
- https://ciencias.ulisboa.pt/pt/noticia/17-03-2022/que-li%C3%A7%C3%A3o-nos-pode-dar-o-trigo-barbela
- http://www.etnobotanica.uevora.pt/1993%20Carvalho%20Barbela%20um%20trigo%20escravo.%20A%20cultura%20tradicional%20de%20trigo%20na%20Terra-Fria.%20Sintese%20Tese%20de%20Mestrado.pdf
- https://diariodoalentejo.pt/pt/noticias/16790/antes-pao-do-que-fortuna.aspx
- https://www.projectomateria.pt/pt/produtores/joao-vieira_11
Rita, mãe da Sofia 🌾