
Plastic Free July 2024
Na primeira semana do mês #plasticfreejuly demos algumas sugestões sobre como reduzir o consumo deste material. O plástico é um material fundamental nas nossas vidas, mas a sua versatilidade e baixo custo faz com que seja utilizado em quase tudo e que seja rapidamente descartado. É muito difícil que o plástico seja completamente eliminado das nossas vidas (senão impossível), uma vez que é fundamental tanto na índústria alimentar onde tem um papel importante na conservação dos alimentos, como na indústria médica onde não é possível substituir o plástico de forma segura em dispositivos médicos ou mesmo no acondicionamendo de medicamentos.
Contudo é possível reduzir o lixo gerado pelo plástico de várias formas. A primeira passa por reduzir a sua utilização onde ele não é absolutamente fundamental, e importa pensar que não faz sentido apenas substituir o plástico por um outro material, cujo impacto ambiental pode ser muito pior, sem pensar na reutilização que lhe vamos dar: falamos do papel ou do algodão. No caso do papel o consumo de água na sua produção é muito superior à do plástico, a sua reciclagem não é tão fácil (papel molhado ou com gordura não pode ser reciclado), e sabemos que um saco de papel normalmente não é reutilizado tantas vezes como um de plástico pois não é tão resistente. Já com o algodão também se sabe que o consumo de água na sua produção é igualmente elevado (há que ter em conta que o algodão é uma planta que precisa de ser cultivada, e posteriormente é preciso fabricar o tecido), é possível reutilizar um saco de algodão mais vezes que um de plástico mas para que isto compense o impacto ambiental de um saco de plástico descartável é necessário reutilizar o saco muitíssimas vezes (existem estudos que referem números tão altos como 7100 vezes ou até 20000 vezes para algodão biológico).
Outra forma de reduzir o lixo plástico é através da sua reutilização. Reutilizar garrafas de plástico em compras a granel ou em trabalhos manuais garante que estas embalagens têm mais do que apenas uma utilização.
Por último, mas não menos importante, devemos garantir que o plástico é corretamente eliminado (no ecoponto amarelo).
Dia 1 - Escolher um pequeno passo
A primeira dica para reduzir o consumo de plástico, é não colocar a nossa fasquia demasiado alta e escolher um pequeno objetivo, fácil de atingir e que não implique uma grande mudança de hábitos, para que seja fácil de manter.
Alguns exemplos:
💡 Começar a usar guardanapos de pano (que até podem ter em casa)
💡 Usar discos desmaquilhantes reutilizáveis
💡 Levar uma garrafa de água reutilizável para o trabalho
💡 Levar almoço ou lanche para a escola/trabalho em marmitas e lancheiras. Começar com 1 dia por semana e ir aumentando.
Pode não parecer óbvio que o plástico pode estar envolvido nestas dicas que demos, mas se pensarmos nas embalagens dos guardanapos e snacks elas são feitas de... plástico!
Dia 2 - Reutilizar o que já existe
Antes de comprar novo, reutilizar o que já existe. ♻
💡 Procurem bem nos armários (vossos e dos familiares e amigos), antes de comprar
💡 Façam pesquisas na internet sobre o assunto, e podem encontrar formas creativas de construir o que precisam com materiais que já têm
💡 Reutilizar pode ser uma atividade ótima para fazer em família, especialmente com crianças
💡 Comprar em segunda mão em plataformas como a vinted, wallapop ou OLX pode ser uma ótima opção: mais barata e é igualmente uma forma de reutilizar
💡 Se têm trabalhos manuais na escola, verifiquem primeiro os materiais que têm perdidos em casa (incluindo o vosso ecoponto), podem encontrar tudo o que precisam sem ter de comprar, e até pode ser ótimo para ter ideias!
Dia 3 - Reduzir as bebidas engarrafadas
💡 As garrafas reutilizáveis são uma opção para levar água para todo o lado e já há garrafas muito pequenas e leves. No verão sugerimos as isotérmicas que mantém a água sempre fresca!
💡 Se tiverem de comprar uma garrafa, escolham uma que gostem mesmo porque assim a probabilidade de a deixarem em casa é menor! 😍
💡 As garrafas e copos colapsáveis são uma alternativa para viagens de avião ou para viagens onde há fácil acesso a bebedouros.
💡 Optar por sumos naturais ou chás frescos em vez dos refrigerantes enlatados além de mais saudável também reduz o consumo de plástico.
💡 Quando não é possível evitar bebidas engarrafadas, é sempre melhor escolher embalagens maiores em vez de muitas embalagens individuais.
Dia 4 - Recusar sacos de plástico
Nem sempre é fácil e implica colocar em prática um dos 5 R's da sustentabilidade: recusar. 🚫
Dizer "não" é difícil, mas relativamente aos sacos de plástico pode ser mais fácil já que têm vindo a ser substituídos por sacos de papel (se é uma opção melhor que o plástico, é bastante discutível 🙃).
Ter um saco reutilizável no bolso, na mala, na carteira ou no carro, pode passar a ser um hábito. Não saímos de casa sem o telemóvel, por isso podemos juntar ao telemóvel um pequeno saco reutilizável (já existem uns bem giros que até são porta-chaves). 🔑
Recusar um saco por dia, nem sabe o bem que lhe fazia. 💛
Dia 5 - Recusar copos de plástico
Mais uma dica simples: recusar copos descartáveis (sejam de plástico ou de papel - será que os de "papel" são mesmo só de "papel" 🤔 este é um tópico para outra altura).
Soluções:
💡 Copos colapsáveis que são leves e cabem na mala
💡 Reutilizar copos de plástico resistente em festas, aniversários ou mesmo para as crianças (quando os copos de vidro não são uma opção)
💡 Se não for mesmo possível fugir aos descartáveis, reutilizá-lo o máximo possível enquanto está a ser usado e garantir que é eliminado corretamente (ecoponto 🟡)
Durante a próxima semana vamos continuar a partilhar mais dicas para reduzir o consumo de plástico. Fiquem atentos às nossas redes sociais. 👀
Rita
mãe da Sofia 🌾