Como reciclar as escovas de dentes?

22-05-2021

Sabiam que as escovas de dentes da marca Lamazuna são 100% recicláveis? Além das escovas de dentes, também as cabeças das escovas (que são substituíveis) e os oriculis de bioplástico podem ser enviados para a sede da Lamazuna, onde são 100% reciclados, evitando o desperdício.


Como fazer? Vamos explicar já de seguida.

Os produtos cosméticos da marca Lamazuna já evitaram, desde a sua fundação, o descarte de 69 milhões de resíduos!

Para esta contagem, considerou-se o seguinte:

  • 1 champô sólido equivale a 2 frascos de champôs líquidos;
  • 1 manteiga de cacau sólida equivale a 2 boiões de creme;
  • 1 sabonete de barbear sólido equivale a 2 latas de espuma de barbear;
  • 1 dentífrico sólido equivale a 2 tubos de pasta de dentes;
  • 1 desodorizante sólido equivale a 2 sticks de desodorizante;

A Lamazuna encontrou junto da TerraCycle a solução para reciclar as suas escovas de dentes e toalhitas desmaquilhantes que já estão em fim de vida. Assim, ao contrário do que acontece com as escovas de dentes convencionais, que são fabricadas num plástico que não é reciclável em Portugal, as escovas de dentes Lamazuna e as suas cabeças são 100% recicladas e transformadas ganhando uma segunda vida.

Para garantir a reciclagem das escovas de dentes e das suas cabeças, basta enviá-las via CTT num envelope, colando a etiqueta pré-paga (imagem do lado direito), garantindo um envio completamente gratuito!


De forma a otimizar o envio do envelope, e que o mesmo não tem custos de envio, deve garantir que o mesmo contém apenas as quantidades mínimas indicadas num dos pontos:

  • 3 cabeças de escovas lamazuna, OU
  • 1 cabo de escova Lamazuna, OU
  • 7 toalhetes desmaquilhantes Lamazuna, OU
  • 1 oriculi em bioplástico Lamazuna danificado;

Tamanho do envelope: 110mm x 115mm

Peso máximo do envelope: 20g


O que acontece aos artigos que chegam à Lamazuna para serem reciclados?

A Lamazuna encaminha todos estes resíduos para a TerraCycle, que por sua vez os junta e separa por materiais. Quando é atingida a quantidade mínima necessária que justifique o seu encaminhamento para reciclagem, a TerraCycle encaminha os resíduos para as empresas de reciclagem locais consoante os materiais a reciclar.

A TerraCycle por sua vez trabalha com várias empresas de reciclagem garantindo que todos os materiais são reciclados.

Fonte: https://www.lamazuna.com/17_recyclage 

A reciclagem dos diferentes materiais e a sua reutilização pela Lamazuna e TerraCycle:

O nylon das cerdas é separado da base de plástico, e é reciclado e transformado em materiais isolantes para aplicações elétricas.

O plástico é triturado, lavado e os pedaços são aglomerados com plástico do mesmo tipo. As misturas são extrudadas em pequenos grânulos de plástico, e reintegradas no mercado de matérias primas secundárias ou diretamente revendidas a fabricantes de objetos de plástico (como mesas ou cadeiras).

A TerraCycle trabalha com a empresa uBin que utiliza este plástico reciclado para produzir contentores de reciclagem utilizando este material.

Artigo escrito por Rita Bravo Rodrigues, mãe da Sofia.

Ficaram com alguma questão? Temos todo o gosto em tentar responder.