Parceria: Fraldas Reutilizáveis - Solidariedade PT

Agosto 2021

É com muito carinho que anunciamos uma parceria com o grupo Fraldas Reutilizáveis - Solidariedade PT. Esta é uma parceria que faz do Granel da Sofia, um ponto de recolha de donativos para este grupo criado por mães que se juntaram no sentido de ajudar famílias carenciadas  através da doação de fraldas reutilizáveis (e acessórios) e mentoria para a correta utilização e manutenção deste tipo de fraldas.

A acção deste grupo permite aliviar as despesas mensais destas famílias, uma vez que a correta utilização de fraldas e toalhitas reutilizáveis permite que deixe de existir esse encargo mensal.

Além desta grande vantagem económica, existe também um grande benefício ambiental com a eliminação dos artigos descartáveis.

A mentoria e acompanhamento dados por estas mães às famílias é fundamental para o sucesso. Uma das grandes barreiras que pode existir é precisamente o preconceito de que estas fraldas são mais complicadas de utilizar e de manter. Com o apoio e ajuda para esclarecer as dúvidas, o sucesso é garantido.


Os kits distribuídos às famílias são adaptados às famílias beneficiadas, tendo em conta a idade das crianças (recém nascidos, bebés ou crianças com necessidades especiais que necessitam de fraldas), e o número de bebés ou crianças (no caso de existirem gémeos).

A nossa Sofia utiliza fraldas e toalhitas reutilizáveis, pelo que não podíamos deixar de participar de alguma forma para esta causa maravilhosa.

Podem deixar-nos os vossos donativos na loja, ou entregá-los quando receberem uma encomenda nossa (de momento apenas podemos aceitar donativos desta forma nas entregas feitas diretamente por nós às freguesias limítrofes à nossa loja).

Todos os donativos serão guardados por nós, e posteriormente encaminhados para o grupo.

O que podem doar:

  • Fraldas reutilizáveis (de todos os tipos, para todas as idades, com ou sem absorventes);
  • Absorventes, boosters, musselinas e fraldas de pano;
  • Toalhitas reutilizáveis;
  • Discos de amamentação reutilizáveis;
  • Linners retilizáveis;
  • Linners descartáveis (bambu, milho, etc.);
  • Snappys;
  • Sacos impermeáveis e reutilizáveis para guardar as fraldas reutilizáveis;

São aceites donativos em segunda mão (desde que em bom estado de conservação), ou novos.

Se conhecerem alguma família que necessite de apoio deste grupo, podem preencher este formulário de inscrição para solicitar o pedido de ajuda, também podem esclarecer todas as vossas questões enviando um email para solidariedade.fr@gmail.com .


Estes são alguns exemplos de kits entregues às famílias apoiadas pelo projeto.

Contamos com a vossa ajuda!

Parceria com a Re-use by Ajuda de Mãe

Junho 2021

Parceria com a Refood Olivais

Janeiro 2021

Esta campanha decorreu durante os meses de novembro e dezembro de 2020.

Quando a nossa loja abriu no Centro Comercial da Portela, sentimos que despertava muita curiosidade nas pessoas que nos visitavam. O conceito era uma novidade aqui na Portela, e embora para muitas pessoas as compras a granel já não fossem novidade, sentimos que para algumas a ideia de trazer o seu próprio recipiente de casa era um bocadinho estranho.

Queríamos incentivar a reutilização de embalagens para as compras a granel, e queríamos também fazer um donativo a uma associação, pois é para nós muito importante contribuir com o que podemos para a nossa comunidade.

Assim, a Sofia deu a ideia de aliarmos um desafio de reutilização de embalagens e um contributo alimentar à Refood Olivais. E que bela ideia que a Sofia nos deu!

Por cada embalagem que foi reutilizada no Granel da Sofia, até 31/12/2020, doámos 10g de leguminosas à Refood Olivais.

Podemos dizer que esta acção foi um sucesso. Notámos que este pequeno "incentivo" fez com que muitas pessoas trouxessem as suas embalagens para serem utilizadas novamente no Granel da Sofia. Um "efeito secundário" desta acção com a Refood, foi a necessidade de apontar o número de embalagens reutilizadas. E este número rapidamente nos impressionou: 290 embalagens reutilizadas, em apenas 6 semanas.

Este número de embalagens reaproveitadas fez com que contribuíssemos com 2400g de leguminosas. Ficámos muito expectantes para ver qual seria o número final de embalagens reutilizadas, ou será que devemos dizer, embalagens poupadas? Pois cada embalagem que se reutiliza, é menos uma saqueta de papel nova que se utiliza (que muito provavelmente só seria utilizada uma vez), ou menos um produto empacotado que se adquire.

E agora partilhamos o resultado final da nossa campanha de reutilização de embalagens. Feitas as contas foram reutilizadas na nossa loja 341 embalagens, o que equivaleu a um donativo de 3410g de leguminosas à Refood Olivais.

Vimos todo o tipo de embalagens serem reutilizadas: frascos de vidro, garrafas de água, garrafas de refrigerantes, boiões de plástico de take-away, sacos de rede e de algodão, sacos de plástico e até as nossas saquetas de papel regressaram ao granel para seres reabastecidas!

Estamos muito orgulhosos de todos vocês que se esforçaram para reutilizar todas estas embalagens. Sabemos que não é fácil, que exige muito planeamento e que muitas vezes não é prático. Por isso estamos juntos nesta luta diária de mudança de hábitos e estamos inteiramente disponíveis para vos ajudar no que conseguirmos!

A todos, muito obrigada!